Agendamento Seguro Desemprego

Com as alterações na lei do Seguro Desemprego, desde o ano de 2014, quando a então Presidenta Dilma aprovou uma medida provisória alterando os parâmetros necessários para usufruir desse benefício, quem precisar do seguro desemprego no Brasil, enfrentará regras muito mais rígidas. Essa mudança nas regras para o requerimento e deferimento favorável ou recebimento do seguro desemprego se fazem necessária para evitar fraudes, cortando gastos desnecessários e favorecendo quem realmente de fato necessita do benefício,

O Seguro desemprego é uma fonte de renda oferecida para o trabalhador demitido sem justa causa, ou seja, quando o empregador decide reincidir o contrato de trabalho, dando ao trabalhador o direito de usufruir de todos os benefícios trabalhistas, como o saque do FGTS, direito a multa rescisória e ao seguro desemprego.

O primeiro Seguro Desemprego pode ser solicitado por qualquer pessoa que tenha trabalhado no período de 12 meses, com a carteira assinada, recebendo salário, durante os últimos 18 meses. A segunda solicitação deve obedecer os mesmos parâmetros, porém, o período a ser comprovado é de 9 meses de trabalho, nos últimos 12 meses. As demais solicitações, podem ser feitas com 6 meses.

Esse benefício é uma garantia temporária, e de acordo a cada caso, pode variar de três a cinco parcelas, pagas de maneira continuada ou alternadas.

Como realizar o agendamento do Seguro Desemprego

Para conseguir obter o seguro desemprego, é necessário comprovar diversos aspectos, como a renda familiar, a demissão sem justa causa, o tempo de trabalho e o salário ganho. Por isso, cantes de iniciar o seu processo de agendamento, esteja a par de todos os documentos necessários para efetuar essa solicitação. Para saber quais os documentos necessários para solicitar o seu seguro desemprego, acesse o link a seguir: Seguro Desemprego

O agendamento para solicitar o Seguro Desemprego é um serviço gratuito e pode ser feito de duas formas: Presencial(indo até um dos locais credenciados) ou Online (pelo site).

Agendamento do seguro desemprego – Presencial

O agendamento presencial deve ser feito em uma das unidades do Ministério do Trabalho e Emprego mais próxima ou uma agência da Caixa, ou em uma das agências Poupa Tempo ou em local de serviço de atendimento ao cidadão similar, ou DRT (Delegacia Regional do Trabalho), ou no SINE (Sistema Nacional de Emprego), no caso de trabalhador formal.. Você deve se dirigir a um dos locais mencionados, com todos os documentos em mãos para solicitar o agendamento. Caso tenha dúvidas ou dificuldade para saber onde pode fazer seu agendamento, ligue para a Central alô Trabalho no número 158.

Agendamento do seguro desemprego – Online

O agendamento do Seguro Desemprego pode ser realizado online, assim, evita-se o deslocamento até uma agência da Caixa Econômica Federal apenas para realizar esse agendamento, o qual, é bem simples de ser feito.

Realizar o agendamento para dar entrada ao seu seguro desemprego pela internet é um processo rápido e fácil. Você irá precisar estar com seus documentos em mãos e seguir o passo a passo.

Passo 1 – Acesse o site http://saaweb.mte.gov.br/agendamento

Passo 2 – Informe seu Estado, Município e selecione em “Tipo de Atendimento”: Entrada no Seguro Desemprego. Em seguida, digite o código de segurança (as letras e números da imagem) e clique em “Prosseguir”.

Passo 3 – Forneça todo as as informações solicitadas, como CPF, número de telefone, Pis, data de nascimento, etc. Clique no botão “Prosseguir “. (Tenha todo o cuidado ao preencher seus dados, informações incorretas podem prejudicar seu agendamento).

Passo 4 – Pronto!Agendamento concluído. Você será informado em qual dia , horário e local deverá comparecer para dar entrada em seu benefício.

O agendamento online oferece muito mais comodidade ao trabalhador, já que ele pode fazer esse agendamento no horário que ele quiser, sem precisar sair de casa e contando com todo o suporte da tecnologia.

Outro serviço disponível no site do MTE é o cancelamento. Caso você não possa comparecer na data marcada, basta cancelar o agendamento e realizar outro, sem nenhum grande problema ou demora para esse processo.

Além do site do Ministério do Trabalho, para quem é de São Paulo, esse Agendamento Seguro Desemprego pode ser feito no site do Poupa-Tempo O processo para marcar o seu agendamento é o mesmo, basta entrar no site do Poupa-Tempo, fazer seu cadastro, ir em “Agendamento”, escolher o serviço para qual deseja agendar, a sua cidade e qual o local de atendimento que deseja marcar sua entrevista.

É bem mais rápido essas duas opções, do que ir para uma agência da Caixa Econômica Federal tentar resolver a sua situação, sem hora marcada e com as agências todas lotadas, por isso, o Agendamento Seguro Desemprego é tão importante.

Prazo de solicitação para seguro desemprego

É importante frisar, que para pedir o seguro desemprego existe um prazo máximo para dar entrada no processo, por isso, é recomendável que assim que você for demitido, já agende logo a sua entrevista e junte os documentos necessários, dessa maneira, você não corre o risco de ter negado o seu seguro desemprego por ter ultrapassado o tempo limite para realizar a sua solicitação.

O trabalhador demitido pode fazer o requerimento do 7º ao 120º dia após a data da demissão do emprego. Caso seja empregado doméstico, o prazo é um pouco menor e só se estende do 7º ao 90º dia após a data da demissão do emprego.

E aí, ficou ainda alguma dúvida sobre como realizar o seu Agendamento Seguro Desemprego? Deixe a sua questão abaixo que responderemos para vocês, com o maior prazer.

Deixe um comentário