Consultar Seguro Desemprego

O Seguro desemprego é um benefício pago pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) a todo trabalhado que se encontra em situação de desemprego, com o objetivo de garantir assistência temporária. Para saber se o seu Seguro Desemprego será liberado ou não, quantas parcelas serão pagas, qual valor do benefício e em quanto tempo isso irá ocorrer, é necessário realizar uma Consulta Seguro Desemprego.

Esse benefício é solicitado por muita gente e por esse motivo, e pela criação e aprovação de novas leis, é cada vez mais rigoroso o processo deferimento do pedido. Isso ocorrer devido ao período que o Brasil enfrenta atualmente, com uma crise política e econômica muito forte e o desemprego aumentando consideravelmente, as pessoas estão buscando todos os recursos para sobreviver e o Seguro desemprego é o benefício mais procurado.

O Seguro desemprego é um benefício concedido a trabalhadores brasileiros que tenha sido dispensados de seus trabalhos sem justa causa, ou seja, quando o empregador decide rescindir o contrato de trabalho, com o empregado, sem motivo grave, podendo assim o trabalhador receber todos os seus direitos relativos a recisão, inclusive o seguro desemprego.

Vamos aprender como fazer a Consulta do seguro desemprego para que você tenha acesso a informações importantes, caso venha ter a necessidade de solicitar esse benefício.

Como consultar Seguro Desemprego

Consultar a situação do seu requerimento de seguro desemprego já não é uma missão quase impossível, que demande grande disponibilidade de tempo. Além de poder consultar pessoalmente, indo até uma agência da Caixa
Econômica Federal ou uma agência de serviço de atendimento ao cidadão, você poderá consultar a situação do seu seguro desemprego de uma maneira mais prática e rápida, através do telefone e até mesmo pela internet.

Consulta Seguro Desemprego pela Internet

A situação de desemprego deixa qualquer pessoa numa situação financeira bastante delicada, até a passagem de um transporte público pode significar uma grande quantia. Por isso, é muito importante saber se sua solicitação de seguro desemprego foi aprovada ou negada, através da internet. Esse recurso possibilita economia de tempo e dinheiro, pois o solicitante ter acesso a informações que deseja sem sair de casa,

Como consultar Seguro desemprego pela Internet – Passo a Passo

A Consulta Seguro Desemprego Online é muito fácil.
Passo 1 – Acesse o site https://sd.mte.gov.br
Passo 2 – Digite, no local indicado, o número do seu PIS/PASEP e o texto/senha corretamente. em seguida, clique em “Consultar”.


Passo 3 – Clique no ícone “Serviço Cidadão”. Se você ainda não tiver uma senha, será necessário inserir o número do seu NIS e clicar em “Cadastrar Senha” e realizar um cadastro rápido para ser aceito no site da Caixa Econômica Federal.
Passo 4 – Depois disso, basta verificar no seu processo se o resultado já foi definido e ver qual foi a resolução.

Caso seu pedido tenha sido negado, vá até uma agência da Caixa econômica ou em uma unidade de serviço de atendimento ao cidadão da sua cidade, para saber por qual motivo seu requerimento foi negado e dar entrada em um novo processo de solicitação de seguro desemprego.

Consulta Seguro Desemprego pelo telefone

Outra maneira para que você consulte o seu requerimento de seguro desemprego é através do telefone. Existe a possibilidade de realizar essa consulta pela Central de atendimento Caixa. Esse meio de consulta é menos interessante, pois assim como acontece em diversos outros serviços de Call centers, a ligação pode demorar uma eternidade para que você tenha algum retorno.

Além disso, os horários de funcionamento é mais limitado, quando comparado a outros meios, e só são aceitas ligações a partir de telefones fixos, o que pode dificultar o acesso a esse serviço, já que nos dias atuais é muito difícil se ter telefone fixo em casa. Mas, se você está com tempo e tem acesso a uma linha fixa, esse serviço pode te ajudar.

Como consultar Seguro desemprego pelo telefone – Passo a Passo

Passo 1 – Com seus documentos em mãos ( RG e número do PIS), ligue, de um telefone fixo, para a Central de atendimento Caixa, no número 0800 726 0207.
Passo 2 – Assim que for atendido informe o motivo da ligação e forneça os dados solicitados.
Passo 3 – O atendente irá realizar a consulta e verificar os dados requeridos, como: se o requerimento foi ou não deferido, seu saldo, quantidade de parcelas a vencer, dentre outras informações.

Esse pode ser um excelente método para quem ainda não sabe ou não s acostumou a usar computadores, acessar sites ou não tem conexão de internet disponível.

Consulta Seguro Desemprego cartão cidadão

Outra maneira de consultar sobre o seu pedido de seguro desemprego é através do Cartão Cidadão, indo pessoalmente até uma das agências Caixa ou Casa lotérica.

O Cartão Cidadão é gratuito e é emitido para todas as pessoas que tenham inscrição no PIS, ou que possuem FGTS, abono salarial, dentre outros serviços sociais e trabalhistas.

Como consultar seguro desemprego com cartão cidadão – Passo a Passo

Passo 1 – Com o seu Cartão Cidadão em mãos, vá até uma das agências da Caixa Econômica Federal mais próxima. Para encontrar uma agência Caixa, consulte o site http://www.caixa.gov.br/busca_agencias.
Passo 2 – Vá até um dos caixas eletrônicos*, insira o cartão, digite sua senha e clique na opção desejada.
*Com o cartão cidadão, essa consulta pode ser feita direto no caixa eletrônico. Se você não souber ou tiver dificuldades, peça ajuda a um dos atendentes do banco.
Passo 3 – As informações ficarão disponíveis na tela do caixa eletrônico e será impressa um comprovante.

Você também poderá fazer essa consulta direto no balcão de atendimento ao cliente do banco ou em uma casa lotérica credenciada, e ter acessa as informações sobre os depósitos do benefício e outros dados que sejam do seu interesse.

E vocês, já tiveram que realizar uma Consulta Seguro Desemprego? Como foi essa experiência? Conte para a gente nos comentários abaixo e participem do post.

Deixe um comentário